Pois bem. Saiba que Fisioterapeutas não gostam nada dessa nomenclatura popular, que empobrece o verdadeiro significado desse tratamento e sua eficiência.
Trabalhar com esse método não é tão simples assim. Não é apenas uma questão de ligar uma máquina e a máquina precisa estar sempre muito bem calibrada.
O Tens (nome correto a ser utilizado para essa aplicação) é uma estimulação elétrica transcutânea, utilizada pelo Fisioterapeuta como método de intervenção fisioterápica para várias patologias.
O Fisioterapeuta deve ter conhecimento não apenas da patologia, mas também do mecanismo fisiológico. Antes e depois de administrar o estímulo elétrico, é necessário profundo conhecimento físico e biofísico da fisiopatologia e anatomia. Sem esses pré-requisitos, fica muito difícil e insegura a utilização da técnica.
Não se trata de uma técnica onde podem ser utilizados os mesmos parâmetros para todos os pacientes. Para cada indivíduo e seu quadro clínico, deverão ser regulados a intensidade, a frequência, o pulso e várias modulações, de acordo com cada necessidade, de forma individualizada.
Lamentavelmente, essa não é uma prática em muitas clínicas, onde se procede com a repetição dos mesmos parâmetros para todos, levando a uma terapia inconsistente e totalmente ineficaz.
As aplicações podem ser:
. Estimulação elétrica, para aprimorar e restabelecer a performance muscular;
. Estimulação elétrica, para a reparação tecidual;
. Estimulação elétrica nervosa transcutânea, para controle da dor;
. Estimulação elétrica, para aumento da unidade funcional muscular.
Se precisar de maiores informações ou marcar sua consulta, entre em contato com nossa Central de
Atendimento, por telefone ou WhatsApp:
(21) 3592 8600
(21) 981798087
Em caso de emergência, ou dúvidas técnicas, disponibilizamos o WhatsApp (21) 97533-3529.